quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Autobiografia de Irundy Dias(p6)


As aulas da primeira série ginasial começaram em março e logo nos primeiros dias, um colega por nome Altino Soares, por sinal um bom caricaturista, virou-se para mim e disse:
---Irundy, você está com o rosto bem vermelho e empolado.
Quando cheguei em casa, procurei logo mostrar a  vovô Manta o que o colega falara. Mandou-me tirar a blusa e constatou de imediato:
---Sarampo ! Quarentena ! Vai ficar lá em cima até o sarampo não existir mais!
Lembro-me que passei mais  ou menos uma semana longe de minhas habituais atividades.
Dias depois,  refeito de tudo e já frequentando o Liceu, eis que surge lá em casa de tia Edite,a figura simpática de um estudante de medicina, por nome Arlindo Martins, morador de Iguaí, filho de um dos grandes amigos de Papai, Manoel Martins de Souza. A presença dele, agradou-me muito, pois trouxera notícias mais recentes dos meus pais e irmãos. Nessa conversação, ele me disse que num outro dia iria passar para levar-me ao cinema. E de fato não demorou mesmo . Pela primeira vez fui ao cinema e por sinal ali pertinho, ao final da ladeira da rua do Alvo , cujo nome era Jandaia. Naquela primeira vez, pude anotar a sequência da programação, De inicio, eles apresentavam um Jornal Nacional. Em seguida,  vinha um jornal com as últimas notícias sobre a guerra, trazendo os acontecimentos  dos avanços alemães, sobre os países da Europa. Depois eram exibidos diversos TRAILERS dos próximos filmes. Em sequência, eram exibidos dois filmes e por último um seriado , onde todas as semanas eram apresentados novos capítulos.  E sabem o preço dessa jornada toda ?
---Um cruzado, ou também chamado de quatrocentos réis. Era uma moeda branca, grande, existente na época.
Já que toquei nesse assunto de moedas, não sei se vou me lembrar de todas que circulavam naquele tempo.
A menor de todas era a de cem réis, também conhecida por um tostão. A de quinhentos réis, parecida com a de dez centavos de hoje(2013), só que a espessura era mais fina. A de um mil réis, um pouquinho maior. Essas todas, eram da cor de cobre. As de cor prateada eram duas:
O cruzado ou quatrocentos réis e a de dois mil réis.


TRAILERS: Montagem com trechos de filmes, novelas, programas, etc. exibidos como propaganda.



Iremos agora, dar uma boa revirada no tempo.

Meus pais casaram-se a 11 de maio de 1929.
Naquele ano, os políticos do Brasil, já se articulavam em depor o presidente de então, por nome, Washington Luís. A crise econômica provocou de imediato a queda do preço do café.
Pela regra do jogo, caberia a Minas Gerais indicar o candidato a Presidente e os políticos mineiros  tinham a preferência por Antonio Carlos de Andrade. Mas Washington queria um sucessor que garantisse a continuidade de sua política financeira. Por isso preferiu indicar Carlos Prestes. Foi aí que surgiu a ideia de se formar umas aliança entre gaúchos e mineiros, contra o grupo paulista. Obtendo ainda o apoio de João Pessoa pela Paraíba, a Aliança Liberal foi  firmada colocando-se Getúlio Vargas a frente.. Mesmo assim, o pleito foi vencido por Carlos Prestes, quando Washington Luís provou que a máquina eleitoral, jamais permitiria o triunfo da oposição. Entretanto fatos acontecidos durante o ano de 1930, inclusive a deposição do Presidente Washington Luís, evitou-se muito derramamento de sangue, através de uma guerra civil iminente.
Nesse mesmo ano, o partido nazista aumentou a sua votação nas eleições gerais na Alemanha, prenuncio de que algo estaria para acontece  nos próximos anos. E de fato, pouco a pouco, Adolf Hitler começou a colocar as suas “manguinhas de  fora “, pois, logo que perdeu a sua cidadania austríaca, tornou-se cidadão alemão e daí foi  um pulo para alcançar a chancelaria, anunciando o Terceiro Reich e de imediato instaurou o anti-semitismo, começando a perseguição aos judeus. Em 1934, com a morte de Hinderburg, ele recebeu o titulo da Führer na Alemanha. Em 3 de abril de 1939, os chefes militares nazistas, chefiados pelo já poderoso Adolf Hitler, receberam o “plano branco”, que consistia em destruir o poderio polonês no Este. Eles teriam cerca de 4 meses, para organizar todas as forças de ataque contra Varsóvia, capital da Polônia.
Por coincidência, no dia 23 de agosto de 1939, quando nascia o meu mano Affonso, Hitler e Stalin, assinaram entre Alemanha e Russia, um pacto de não agressão.
No dia primeiro de setembro de 1939, às quatro horas da manhã, as forças alemãs invadiram a Polônia, começando naquele momento, o que mais tarde se tornaria na segunda guerra mundial.
A França e a Inglaterra, foram os primeiros países da Europa a se declararem contra o atos de BELIGERÂNCIA  da Alemanha.

BELIGERÂNCIA  : Nações que fazem ou tomam parte na guerra, numa formação regular ou reconhecida pelas convenções.

                                                              x.x.x


E Poções minha gente?  Como é que andavam as coisas por aqui ?
Pelo que me consta em pesquisas feitas, vamos separar por setores;
Citei em linhas atrás que no período noturno, só havia energia das 18 às 24 horas e quando faltavam dez minutos para encerrar-se o serviço, um aviso de piscar de lâmpadas era o suficiente para que os poucos habitantes que o utilizavam, se preparassem para dormir.
Mas durante o dia, como é que as coisas funcionavam?. Como o serviço interno era precário, a população, a despeito do transporte horroroso e das estradas em péssimas condições de tráfego, possuíam ainda duas opções: seguir à esquerda para Vitória da Conquista, a fim de superar 65 km de terreno encascalhado e esburacado, ou à  direita, indo a Jequié com quase 90 km pela frente, nas mesmas condições e ainda com as curvas existentes. Entre um lado e outro, a preferência sempre coube ao vizinho mais próximo.
Entretanto, quando as minhas viagens estudantis começaram, não tinha outra alternativa. Minha rota era sempre a de Jequié, onde depois de dois a três dias ,partindo de Iguaí .tomava sempre aquele velho trem poeirento, seguindo até Nazaré e mais, tarde o porto de São Roque.
Nesse roteiro que estou descrevendo, o prezado leitor deve encarar, sempre o tempo seco, sem chuvas, pois se observar o tempo chuvoso as estradas ficam enlameadas e com maior quantidade de buracos, onde os caminhões, caiam dentro deles, aumentando ainda mais, o tempo da viagem  . Hoje , pela televisão, nós assistimos quase que diariamente, a dificuldade que muitos habitantes do nosso querido Brasil, ainda passam. por esse interior aí afora, Pegue então esse retrato e mire por uns instantes a nossa precariedade naquele tempo. Poções era isso, ou pior.
No setor da Educação, era uma lástima. Mal , mal, Poções possuía uns dois educandários a nível estadual dentro da sede, porque os seus distritos principais ,como Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã eram desprovidos de tudo. Funcionavam uma poucas escolinhas em caráter particular e sorte daqueles que conseguiam uns bons educadores..
Na saúde, o serviço era precaríssimo, mas tão precário.  que só  para encurtar a história, façam as contas comigo; Papai, que residia com  a nossa família em Iguaí, foi nomeado médico do posto de saúde de Poções  em 1949. Em 1950, a nossa família veio de muda para cá. Vejam bem agora. Anos mais tarde, quando a CNEC  começou a funcionar no prédio, onde hoje é O Grupo Escolar Luiz Heraldo Curvêlo, Nó e eu íamos à pé, passando em frente ao Hospital Regional,  construído no Governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra(1945),que por descaso das autoridades, ficou relegado anos e anos, servindo de habitação para mendigos numa PROMISCUIDADE á toda a prova.

PROMISCUIDADE: convivência muito estreita com pessoas de toda espécie, em que há alguma forma de degradação moral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário