sábado, 15 de dezembro de 2012

CIÊNCIAS MEDICAS ( 3 )


Beribéri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes,inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapéEncontre fontes: Google —notíciaslivrosacadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
beribéri é uma doença provocada pela falta de vitamina B1 no organismo, o que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Uma de suas causas: o fungo Penicillium citreonigrum, que através da liberação da toxina citreoviridina inibe sua absorção. Outras enzimas, encontradas em peixes de rio, também podem causar deficiência de B1.

Índice

  [esconder

[editar]Etimologia

A origem do termo não é clara, apesar de muitas hipóteses já terem sido sugeridas. Uma delas é que o termo venha de uma expressão cingalêsa que significa "fraco, fraco" ou "não posso, não posso", a palavra duplicada para dar ênfase[1][2] [3] [4] Outra hipótese é que ela venha do arábico "bhur-bhari", que significa "asma de marujo". [5] Em 1630, um médico holandês chamado Jacob Bonitus encontrou uma doença enquanto trabalhava em Java. Na primeira descrição conhecida do Beribéri, ele escreveu "Uma aflição muito debilitante, que ataca homens, é chamada pelos habitantes de Beriberi (que significa ovelha). Acredito que aqueles acometidos por essa doença, com seus joelhos trêmulos e pernas enrijecidas, andam como ovelhas. É uma forma de paralisia, ou Tremor: pois ela penetra o movimento e a sensibilidade das mãos e por vezes todo o corpo." [6]

[editar]História

Christiaan Eijkman, um médico holandês, foi o primeiro a demonstrar que o Beribéri é causado por carência alimentar. Seu trabalho e de seu amigo Adolphe Vorderman, em 1897 levou a descoberta das vitaminas. Recebeu um Prémio Nobel em 1929, junto com SirFrederick Hopkins, embora Vorderman não.
O nome da doença se refere as palavras "não posso, não posso", na língua de Sri Lanka. A vitamina B1 (tiamina) é de grande importância para o bom funcionamento cerebral, relaxamento do sistemanervoso e fortalecimento do músculo do coração. Quando, contudo, há carência no organismo desenvolve-se uma patologia conhecida como Beribéri.

[editar]Prevalência

O beriberi é raro em países desenvolvidos porque a maior parte dos alimentos beneficiados consumidos são enriquecidos com vitaminas. Sem considerar a presença de arsênio no ambiente (contaminação de poços artesianos, p. ex.), a absorção de quantidade suficeinte de tiamina pode se dar através de uma dieta normal, saudável. Atualmente o beribéri ocorre predominantemente em pacientes alcóolatras. O consumo excessivo de álcool pode levar a uma nutrição inadequada, e álcool em excesso no organismo prejudica a absorção e armazenamento de tiamina.
No Brasil, onde a doença era típica dos escravos no Brasil Colônia, a doença tem ressurgido com um aumento de casos relatados nos estados do MaranhãoTocantins e Amapá a partir de 2006. As autoridades sanitárias brasileiras identificaram a contaminação de arroz por uma micotoxina - uma toxina formada no metabolismo de um fungo presente no arroz - algo que também ocorreu no começo do século XX no Japão[7].

[editar]Sintomas e Efeitos

A doença pode afetar o coração, dando origem a uma cardiomiopatia por deficiência nutricional chamada de beribéri cardíaco.
O beribéri infantil ocorre em bebês que são amamentados por uma mãe com deficiência de vitamina B1, e é caracterizado pela insuficiência cardíaca, pela perda da voz e pela lesão de nervos periféricos, comumente entre o segundo e o quarto mês de vida.

[editar]Diagnóstico

Um exame físico pode evidenciar sinais de falência cardíaca congestiva, que incluem os seguintes:
  • Dificuldade de respirar associada a veias jugulares salientes
  • Aumento no tamanho do coração
  • Fluido nos pulmões
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Inchaço em ambas as canelas
  • Confusão, perda de memória (amnésia), delírios e, em estágios avançados da doença, perda de sensibilidade a vibrações.
Um exame neurológico pode indicar:
Exames sanguíneos podem medir diretamente a concentração de tiamina no sangue, ou então uma queda na atividade da transquetolase, uma enzima dependente da tiamina.

[editar]Tratamento

A cura da doença se dá pela administração da vitamina B1, corrigindo assim a sua carência. São alimentos ricos em tiamina:cereais em grão, leitelegumesovospeixes e plantas. A redução da ingestão do álcool é importante, já que este dificulta a absorção da vitamina. O beribéri é um tipo específico de polineurite.
No tratamento desta doença, vemos a importância de uma intervenção fisioterapêutica cardiorrespiratória, já que o paciente apresenta dificuldades respiratórias devido a alterações musculares, levando o indivíduo a um grande encurtamento muscular que ainda acarreta grandes dificuldades de deambulação e realização das atividades da vida diária. O beribéri é uma doença que se caracteriza por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas. Sintomas: As alterações nervosas começam como uma sensação de formigamento nos dedos dos pés, que se torna particularmente intensa à noite, câimbras musculares na panturrilha e dor nas pernas e nos pés. Os sintomas iniciais do beribéri podem incluem a confusão mental, a laringite e a visão dupla.
O tratamento consiste na administração intravenosa de vitamina B1 em uma dose 20 vezes superior à QDR durante 2 a 3 dias. Posteriormente, a vitamina é administrada pela via oral.

[editar]Causas

Nenhum comentário:

Postar um comentário