terça-feira, 5 de março de 2013

Autobiografia de Irundy Dias(p8)


Durante  o ano de 1941, lia nos jornais, ou ouvia no rádio de vovô Manta, que alguns navios brasileiros estavam sendo torpedeados em pleno Oceano Atlântico,  por submarinos nazistas.
Mas houve quem contestasse aquelas notícias. Diziam esses, que os americanos, querendo forçar ao Brasil a entrar na guerra, faziam eles próprios,  os torpedeamentos. Vale frisar que o nosso Presidente da República, hesitava em declarar guerra às potências do EIXO.
No meio do ano, o Colégio concedeu férias  de quinze dias aos alunos, mas Papai escreveu a tia Edite que eu não fosse a Iguaí, pois eram quatro dias de viagem para lá, somando-se mais quatro para voltar, restariam apenas sete, o que tornaria a viagem muito desgastante. Dessa forma, no ano de 1941 e outros que se seguiram, as férias de meio de ano, foram sempre gozadas em Salvador. E aí aproveitando os ensinamentos de vovô Manta, aprendi a fazer balões e comecei um pequeno negócio em revender os fogos para São João, pois observei que a gurizada de Salvador gastava um bom dinheiro com fogos, à partir do mês de abril.
No dia 7 de dezembro de 1941, Pearl Harbor foi bombardeada traiçoeiramente pela aviação japonesa. Isso fez com que os Estados Unidos entrassem na guerra e para facilitar o deslocamento das tropas, solicitaram ao governo brasileiro, para que eles construíssem bases militares litorâneas. Salvador foi uma das capitais que cederam um espaço na Cidade Baixa, próximo aos Armazéns das Docas do Porto. Com isso, Getúlio Vargas, que era então o nosso Presidente da República, resolveu também declarar guerra às potências do Eixo.
O Liceu Salesiano do Salvador concedeu as férias do final de ano de 1941, em novembro, após o segundo semestre, mas esperei quase  até os meados de dezembro, aguardando a boa vontade de tio Júlio, o que aconteceu uns cinco dias antes do Natal. Mas tio Júlio esqueceu-se em avisar Papai para oi envio dos animais e por isso ficamos em Poções dois dias inteiros. Mamãe, todas  as vezes que esses problemas aconteciam, ficava fula de raiva, porque eu começava  a sujar mais roupas do que o necessário. Para não ficar sozinho na casa que abrigava os caixeiros viajantes, que o povo já batizara de “república dos viajantes “, tio Júlio recomendou-me que eu saísse pela Cidade. Como sempre aconteceu naquela época, a praça principal era Deocleciano Teixeira e nela ficam as melhores casas comerciais, constituídas com tecidos, ferramentas, padarias e farmácias. Assim, via-se os letreiros “Daniel José Alves” e “Abel Magalhães” que eram os nomes dos proprietários, enquanto outras postavam somente os sobrenomes, como “ Casa Sarno” e “Farmácia Rolim”.
O crescimento de Poções, era tão INCIPIENTE, que os anos se passavam e nenhuma mudança se via.

EIXO: Aliança formada em 1936 pela Alemanha e Itália (Eixo Roma-Berlim).É nome dado de “potências do Eixo”, ao conjunto da Alemanha, Itália e seus aliados na Segunda Guerra Mundial.

INCIPIENTE: Aquele que começa, que inicia ou fica estagnado.

                                                     x.x.x




Em março de 1941, retornei a Salvador, em companhia do universitário Arlindo Martins, que alguns depois, tornar-se-ia médico.
Naquele mesmo ano em Iguaí, soube através de carta de Mamãe, que Papai e Tio Júlio, tornaram-se sócios, abrindo uma farmácia, sendo que um bom estoque de medicamentos, foi comprado em mãos de um comunista ferrenho, que residia por aquelas bandas. Ele com medo de ser preso,  pois o Presidente Getúlio Vargas, estava mandando prender todos os adeptos do
INTEGRALISMO E DO COMUNISMO, assim que se desfez da mercadoria, sumiu no mundo.
Papai e tio Júlio, com sorte, conseguiram alugar no centro da praça principal, uma casa, que até então, servira como bar de jogos de sinuca e bilhar. Feitas as referidas mudanças e limpeza total, instalaram a farmácia e aos poucos foram ampliando o estoque, com a compra de balanças de precisão e copos milimetrados,  para mais adiante fazerem produtos manipulados.
Era um dos sonhos de Papai, abrir uma farmácia, porque ali mesmo, nos fundos , ele consultava os clientes, receitava e vendia os remédios, ora com produtos de fábrica e às vezes, preparados ali mesmo .
Estava recordando os velhos  tempos de balconista na casa de ferragens Eduardo Fernandes.
Quando  voltei ao final do ano de 1941,  tio Júlio conseguiu em Jequié, um caminhão que me trouxe até Poções, recomendando-me que ao chegar em Poções, pedisse para saltar  em frente à pensão   do Sr. Arlindo Carvalho. pois uma pessoa estaria ali aguardando a minha chegada   .E de fato, quando eu desci da BOLÉIA  do caminhão, um senhor gordo, meio avermelhado, parecido a principio, até com o Sr. Arlindo Carvalho, apresentou-se como sendo Bernardo Messias e de imediato me conduziu à sua residência. Lá, eu conheci  a sua esposa, por nome Enedite e seus dois filhos pequenos: Carlos Ney e Rosa Maria.( O outro filho Leonel, só iria nascer  anos mais tarde).
Depois de um banho bem gostoso, fomos jantar, que começou  com uma sopa, que Mamãe batizara com o nome de “Juliana”. Eram diversos tipos de verdura cortadinha em pedaços bem pequeninos.. Em seguida, fomos servidos com café com leite, cuscuz de milho e batata-doce frita. O resto da noite, até a hora de dormir, fiquei sentado no tapete da sala, envolvendo o pequeno Carlos Ney( aproximadamente com 3 anos de idade),com diversas brincadeiras. No quarto, Dona Enedite,  ninava Rosa Maria, a fim de que a menininha dormisse logo.

INTEGRALISMNO : movimento político de extrema direita, de inspiração fascista denominado
                                  AÇÃO  INTEGRALISTA  BRASILEIRA.
COMUNISMO: Doutrina que preconiza a coletivização dos meios de produção, a repartição equânime dos  bens  de  consumo e a supressão de classes sociais.

BOLÉIA: Assento do motorista ou dos passageiros do caminhão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário