segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Autobiografia de Irundy Dias ( p 54 )

Enquanto Lulu, (Arnulfo Ramos Silva), terminou o seu curtíssimo mandato de somente dois anos, Pedro Alves Cunha, foi novamente eleito Prefeito deste Município.
Em Salvador, fui participar do Primeiro Congresso Baiano de Odontologia, que foi realizado no período de 26 a 31 de outubro de 1975. Estando Armando naquela Cidade, resolvendo uns negócios da vinda dele de Paulo Afonso definitivamente, encontrei-me com ele e recebi um convite para que as meninas se fossem estudar na Capital, já poderiam ficar alojadas com Têca, visto que ele ainda teria o ano inteiro de 1976, pra mudar-se. Já havias conversações junto a Nitrocarbono e outra, que ele também estava em vista. As Companhias que Armando citara, pertenciam ao Polo de Camaçari e era pensamento dele vir trabalhar no Polo.
Depois que as meninas concluíram o curso ginasial na CNEC, entabolamos conversações com Têca, para dividir as despesas mensais.
Fiquei sem saber ao certo das despesas nos dois primeiros meses, porque Têca estava bolando um método pratico e assim que ele conseguiu organizar-se, apresentou-nos uma pastas com tudo anotado, num serviço muito  bem feito. Um trabalho de alguém competente, como Têca sempre o foi.
Logo no princípio do ano de 1976, a população veio a saber, que o Prefeito Pedro Cunha, conseguira trazer para Poções, um Ginásio Público Estadual, que viria atender aos anseios da Cidade, visto que ,apesar da CNEC, fornecer algumas bolsas, não possuía condições de financiar o estudo das pessoas menos favorecidas , em sua totalidade. É claro que a CNEC sofreu no inicio, pois assim que foi inaugurada a Escola de Primeiro Grau Dr. Roberto Santos, foram transferidos mais de duzentos alunos.
Entre os meses de julho e agosto, o Brasil participou das Olimpíadas de Montreal no Canadá, ficando na trigésima sexta colocação, com apenas duas medalhas de bronze, sendo que uma delas foi obtida por João do Pulo.
Uma notícia que abalou o País no mês de dezembro, foi o falecimento do ex-presidente João Goulart, que estando exilado no Uruguai, sofreu um infarto tão violento, que não deu condições aos médicos de salvá-lo. Nos dias atuais, mais de trinta anos passados, fizeram a exumação do seu cadáver e estão em estudos, para tentar provar que o mesmo fora assassinado.
Logo nos primeiros dias do ano de 1977, recebemos a confirmação que Armando conseguira vagas no Polo de Camaçari, para trabalhar na Acrinor e Nitrocarbono, não mais como médico ortopedista, que era a sua especialidade e sim para exercer a função de médico do trabalho e em poucos dias traria a família de muda definitiva para Salvador. Com isso, tivemos que agradecer pela permanência de Sybele e Mercês, durante o ano que passou e ao mesmo tempo, abraçar e muito a Têca, não só pelo desenvolvimento das despesas em pastas primorosamente organizadas e todo o carinho e zelo que ela dispensou as nossas filhas. Que Deus tenha guardado para você um belo cantinho aí no céu. Grato Têca.


                                                            168

Nenhum comentário:

Postar um comentário