quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Autobiografia de Irundy Dias ( p 47 )

Logo no começo do ano  de 1970, Armando já enviava as primeiras noticias, mostrando  o seu desempenho nos primeiros trabalhos como ortopedista e traumatologista, que naquela Cidade de Paulo Afonso, aquele tipo era diuturno. Fora os trabalhos no atendimento aos empregados da CHESF( Companhia hidroelétrica do  São Francisco), apareciam os atendimentos particulares, principalmente de acidentados com motocicletas. Nas comunicações que se seguiram, Armando citava detalhes sobre a quantidade de rapazes mortos no uso das motos, sem contar os casos de braços, pernas e outras partes do corpo, em acidentes horríveis. Nos contou também, sobre um consórcio onde ele começou a participar, para a aquisição de um fusca.
Ainda em janeiro , nos deslocamos a Salvador para participar de um curso promovido pela Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social, onde frequentamos durante três dias, recebendo ao final, os nossos respectivos certificados de comparecimento e assiduidade.
Logo ao reinício das aulas recebemos outra comunicação de Armando onde fora o primeiro a ser sorteado no consórcio, ganhando o seu “fusquinha” e estava feliz da vida. Com isso nos animamos e resolvemos amealhar um dinheirinho para adquirir o nosso primeiro carrinho, fosse através de consórcio como Armando o fizera, ou comprando com uma determinada entrada e algumas prestações a pagar, de acordo com o nosso orçamento doméstico.
Alguns meses depois , ou seja, a partir do dia 31 de maio, iniciou-se mais uma Copa e todas as atenções estavam voltadas para o México, onde seria realizado o torneio. Nas semifinais desta Copa, ocorreu o chamado jogo do século, disputado entre as equipes da Alemanha Ocidental e da Itália. A partida permanecia 1 a 0 para a Itália até os 90 minutos, quando Karl-Heinz Schnellinger empatou a partida e levou a decisão para a prorrogação. Nessa prorrogação, ambas as seleções protagonizaram uma sucessão de viradas de placar até que a Itália firmou a vitória em 4 a 3. Esta partida é tida como a única em todas as Copas a ter 5 gols feitos na prorrogação. Além destas equipes, uma das seleções favoritas era o Brasil que, embora tenha tido um retrospecto ruim em 1966, montou uma equipe repleta de estrelas, como Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivellino, Gérson, Clodoaldo, Piazza e Carlos Alberto Torres. Nesta edição, o Brasil venceu todos os jogos das eliminatórias e da Copa. Esta equipe mostrou ser uma das mais eficientes de todos os tempos.
A final da Copa do Mundo FIFA de 1970 foi disputada pelo Brasil, que havia eliminado o Uruguai e o Peru; e a Itália, que eliminara a Alemanha Ocidental e o México. A partida foi realizada em 21 de junho no Estádio Azteca na Cidade do México, com um público estimado em 108 000 pessoas. Sob o apito do árbitro alemão Rudolf Gloeckner, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1. Ao final dos 90 minutos, o placar era de 4 a 1 para a equipe brasileira. O título serviu de propaganda política, quando o país estava no auge da ditadura militar brasileira. Este título também pôs o Brasil como a primeira seleção a ser tricampeã, confirmando a superioridade brasileira em relação ao futebol mundial. O capitão Carlos Alberto Torres levantou a Taça Jules Rimet entregue pela última vez em Copas, agora em caráter definitivo..
Diuturno :-Que tem longa duração . Duradouro

                                                          144            


Nenhum comentário:

Postar um comentário