terça-feira, 23 de julho de 2013

Autobiografia de Irundy Dias ( p 32 )




A nossa Diretoria do Clube Social de Poções, aprimorou-se para completar o seu mandato, realizando um Réveillon, para sócio nenhum botar defeito. E assim o fizemos. À boca pequena, ouvimos de alguns sócios, para que a nossa Diretoria, continuasse à frente dos destinos do C.S.P., por mais uma temporada, mas ninguém topou a parada. Durante a festa do Réveillon, deixamos as pequeninas aos cuidados de “Meu Dó” e como sempre acontecia em todas as festas que frequentávamos, saímos no CISCO.
Na matinê de Ano Novo, já comemorando nove anos de convivência ordeira, pacífica e amorosa, sendo três deles, de casados, participamos com as duas filhotas Sybele e Mercês, que foram alvo dos maiores ENCÔMIOS.
---“Como são bonitinhas !”--- diziam uns.
---“Que gracinha, todas as duas !”--- outros se pronunciavam.
---“Como a pequenininha é fofinha ! “--- argumentavam também.
E por aí afora, só ouvíamos palavras de agrado, de conforto e de carinho.
Mercês, na maior parte do tempo, só dormiu. Sybele quando passava de mão em mão, vez por outra estranhava a pessoa que a segurava. Como Jurimar também estava presente na matinê, nos ajudou a leva-las para casa. Ao subirmos a ladeira, passamos por Joaldo e Nizete e os saudamos com votos de Feliz Ano Novo, desde quando ainda não havíamos os visto, desde a véspera. Ambos tinham o hábito de ficarem sentados em cadeiras dispostas sobre o passeio.
Uns dois dias depois, recebemos uma comunicação que iríamos participar obrigatoriamente do CADES ( Curso de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), a ser realizado na Cidade de Vitória da Conquista, durante todo o mês de janeiro, com presença de todos os professores que estavam lecionando ou que iriam lecionar no Ginásio de Poções, no ano de 1961. E aí, somente três professores se apresentaram e seguiram a Vitória da Conquista: Glorinha( Maria da Glória Macêdo da Conceição), Noélia e eu. E os demais  que não quiseram ou não puderam ir, nunca houve nenhuma advertência.( Coisas do Estado).
Deixamos Sybele e Mercês, aos cuidados das tias e lá fomos nós para aquela aventura. Ficamos hospedados numa pensão situada à Praça Barão do Rio Branco, já por demais conhecida de outras viagens que havíamos feito em companhia de Amélia, durante as compras realizadas antes das Festas do Divino.
CISCO: gíria popular, mais empregada na realização de festas dançantes, quando algum casal acha de ser o último a sair das mesmas.

ENCÔMIO: elogio. Gabo . Louvor.


                                                                  x.x.x

Nenhum comentário:

Postar um comentário