terça-feira, 23 de julho de 2013

Autobiografia de Irundy Dias ( página 18 )

Iremos agora, dar uma boa revirada no tempo.

Meus pais casaram-se a 11 de maio de 1929.
Naquele ano, os políticos do Brasil, já se articulavam em depor o presidente de então, por nome, Washington Luís. A crise econômica provocou de imediato a queda do preço do café.
Pela regra do jogo, caberia a Minas Gerais indicar o candidato a Presidente e os políticos mineiros  tinham a preferência por Antônio Carlos de Andrade. Mas Washington queria um sucessor que garantisse a continuidade de sua política financeira. Por isso preferiu indicar Carlos Prestes. Foi aí que surgiu a ideia de se formar umas aliança entre gaúchos e mineiros, contra o grupo paulista. Obtendo ainda o apoio de João Pessoa pela Paraíba, a Aliança Liberal foi  firmada colocando-se Getúlio Vargas a frente. Mesmo assim, o pleito foi vencido por Carlos Prestes, quando Washington Luís provou que a máquina eleitoral, jamais permitiria o triunfo da oposição. Entretanto fatos acontecidos durante o ano de 1930, inclusive a deposição do Presidente Washington Luís, evitou-se muito derramamento de sangue, através de uma guerra civil iminente.
Nesse mesmo ano, o partido nazista aumentou a sua votação nas eleições gerais na Alemanha, prenuncio de que algo estaria para acontece  nos próximos anos. E de fato, pouco a pouco, Adolf Hitler colocou a colocar as suas “manguinhas de  fora “, pois, logo que perdeu a sua cidadania austríaca, tornou-se cidadão alemão e daí foi  um pulo para alcançar a chancelaria, anunciando o Terceiro Reich e de imediato instaurou o antissemitismo, começando a perseguição aos judeus. Em 1934, com a morte de Hinderburg, ele recebeu o titulo da Führer na Alemanha. Em três de abril de 1939, os chefes militares nazistas, chefiados pelo já poderoso Adolf Hitler, receberam o “plano branco”, que consistia em destruir o poderio polonês no Este. Eles teriam cerca de 4 meses, para organizar todas as forças de ataque contra Varsóvia, capital da Polônia.
Por coincidência, no dia 23 de agosto de 1939, quando nascia o meu mano Affonso, Hitler e Stalin, assinaram entre Alemanha e Rússia, um pacto de não agressão.
No dia primeiro de setembro de 1939, às quatro horas da manhã, as forças alemãs invadiram a Polônia, começando naquele momento, o que mais tarde se tornaria na segunda guerra mundial.
A França e a Inglaterra, foram os primeiros países da Europa a se declararem contra o atos de BELIGERÂNCIA  da Alemanha.

BELIGERÂNCIA: Nações que fazem ou tomam parte na guerra, numa formação regular ou reconhecida pelas convenções.


                                                                         18

Nenhum comentário:

Postar um comentário