terça-feira, 16 de julho de 2013

Autobiografia de Irundy Dias ( página 7 )

Disse Papai a tio Rubens:
--- Jaco, o que você achou do resultado entre Brasil e Polônia?
---Jaco, aqueles 6 a 5 para nós, depois da prorrogação em 4 a 4, mostraram aos demais países, que estamos na briga pelo título.
Até então, eu não entendia nada de futebol, mas gostava de vê-los conversando e torcendo, apesar da péssima audição proporcionada pelo rádio de vovô Manta.
Dias depois, lendo o jornal A Tarde, fiquei sabendo que a Itália, sagrara-se bi- campeã de futebol, enquanto o Brasil ficara em apenas terceiro lugar.
Tio Júlio, era uma pessoa magnifica. De boa índole, caráter íntegro, bondoso, muito calmo, ostentava a profissão de COMETA, levando mercadorias das casas comerciais de Salvador, para vendê-las no interior da Bahia e no norte de Minas Gerais. Nessas viagens, ela gastava não menos do que quatro meses. Mas dessa vez, saindo em companhia de Papai, partiram logo no primeiro dia de julho de 1938 e por dois motivos  voltaram em meados de outubro. O primeiro era que Tia Edite estava grávida do primeiro filho e o segundo, para saber da decisão final de Papai. O local escolhido pelos dois, unanimemente, foi uma Vila pertencente ao Município de Poções, chamada de Iguaí. Então ficou acertado que Papai ainda sozinho, retornaria a Iguaí logo nos primeiros dias de janeiro de 1939 e que ficaria hospedado na pensão de uma senhora, conhecida por Dona Raquel.        
Na véspera de Natal, nasceu Antônio Natalino Manta Dantas, filho de tio Júlio e tia Edite.
Pelas leituras que fazia periodicamente no jornal A Tarde, comecei também, a ouvir  as conversas entre vovô Manta, Mamãe, tia Edite e tia Dulce e às vezes tio Nadinho, quando lá aparecia, à respeito das escaramuças na Europa, que redundavam na possibilidade de uma nova guerra.
Em fevereiro de 1939, vovô Manta foi promovido a capitão médico e como tal teria que viajar ao interior da Bahia, Alagoas e Sergipe, pois as  MILÍCIAS dos três Estados, estavam à procura do bando de Lampião. Vovô como médico atenderia somente aos feridos.       
A partir de então, todas as noites, chegava um soldado depois das dezenove horas e ficava a serviço de Vovô, no que ele precisasse. Praticamente, ele gostava do serviço, pois a maior parte do seu tempo era preenchida com as minhas brincadeiras. José Dias, era a ORDENANÇA que mais comparecia e com o passar do tempo, foi ganhando muita afeição por mim, porque enquanto o pessoal ficava na sala de jantar, conversando, lendo jornais ou simplesmente ouvindo as notícias, pelo rádio, ficávamos nós dois, no corredor  sendo que ele ficava sentado numa cadeira e eu me movimentando jogando GUDES de um lado para o outro.
COMETA: Pessoa, animal ou coisa que não permanece muito tempo num só lugar, surgindo e desaparecendo de repente.
MILÍCIAS: Arte militar. Força militar. Corpo de homens armados para fazer um serviço particular.
ORDENANÇA: Soldado que fica a disposição de um oficial.
GUDES: Jogo com bolinhas de  vidro que os jogadores  devem fazer para as mesmas entrarem  em buracos ou na falta destes, para derrubar  outros objetos menores.

                                                                                7

Nenhum comentário:

Postar um comentário